sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como Ripar um Jogo - Tutorial

Como Ripar um Jogo - Tutorial


Introdução


Não é 100% certo que você fará um bom Rip no começo. O problema é ter tempo e PC. Leva horas ou até dias para fazer um bom Rip e você precisa de um bom PC. De qualquer maneira, leia o tutorial e tenho certeza de que você fará alguma coisa legal. Tente, mas não me culpe se sair de uma maneira indesejada. Divirta-se 

Começando a Ripar seu jogo
Primeiramente, você precisa logicamente ter o jogo completo instalado no seu PC. 
Um rip é um jogo compactado com filmes, trilha sonora e introdução cortadas. E é bom saber:
- Para deletar a introdução, trilha sonora e filmes, simplesmente vá até a pasta principal do jogo e os delete.
- Tenha certeza que você tem um crack do jogo que funciona antes de começar a ripar o jogo. Aqui um bom site para se achar cracks: http://www.gamecopyworld.com

Passo-a-passo de como compactar o jogo
1. Você precisará do UHARC GUI. |DOWNLOAD UHARC GUI|
2. Instale o UHARC e abra-o
3. Clique em "Create Archive", como na imagem abaixo.
user posted image
4. Adicione a pasta do jogo ou os arquivos do jogo + o crack
5. Clique em "Create Archive" 
user posted image
e salve onde desejar
6. Quando terminar de criar, vá até o lugar que você salvou, teremos um novo passo.
7. Não terminou ainda, agora vamos para o script.
8. Abra o bloco de notas e escreva o script abaixo. Tenha certeza que o .uha que você acabou de criar no UHARC esteja no comando del name.uha (name será substituído pelo nome do arquivo .uha que você salvou. Se salvou como "pes6rip", é exatamente assim que você colocará no comando del)

@echo off
cls
UHARC.exe x -o+ -vm+ -y+ files.uha
cls
del pes6rip.uha
echo DONE...
pause

PS: lembrem-se que eu pus pes6rip.uha apenas de exemplo, variará de acordo com quem for ripar, e do jogo que for.
9. Agora vamos fazer o "final" da descompactação. Os créditos =] (aqui ficou junto ao comando echo, veja a imagem abaixo para visualizar a maneira correta que você deve deixar no bloco de notas)
user posted image


echo ************************************************
echo * :::===== :::==== :::==== :::===== ::: === *
echo * ::: ::: === ::: === ::: ::: === *
echo * === ======= ======== === ====== *
echo * === === === === === === === === *
echo * ======= === === === === ======= === === *
echo ************************************************
echo ************************************************
echo * Ripped By:Your name *
echo ************************************************
echo.
echo.
pause

10. O código no bloco de notas deve ter ficado assim (lembrando que a partir do comando echo são os créditos):

@echo off
cls
UHARC.exe x -o+ -vm+ -y+ files.uha
cls
del pes6rip.uha
echo DONE...
pause
echo ************************************************
echo * :::===== :::==== :::==== :::===== ::: === *
echo * ::: ::: === ::: === ::: ::: === *
echo * === ======= ======== === ====== *
echo * === === === === === === === === *
echo * ======= === === === === ======= === === *
echo ************************************************
echo ************************************************
echo * Ripped By:Your name *
echo ************************************************
echo.
echo.
pause

11. Salve como install.bat

Tenha certeza que quando for compactar em um .rar, .zip ou outro de sua preferência, que os arquivos install.bat e x.uha (x = nome do arquivo do jogo, criado no UHARC, no nosso exemplo foi pes6rip) estejam nele, quando terminar já pode upar e compartilhar nos fóruns que você frequenta \o/

Exemplo de como fazer arquivos com mais de 2 gigas.

Primeiro faça dois arquivos no UHARC. Depois faça esse script no bloco de notas, e salve normalmente como install.bat

@echo off
cls
UHARC.exe x -o+ -vm+ -y+ files.uha
cls
del files.uha
cls
UHARC.exe x -o+ -vm+ -y+ files2.uha
cls
del files.uha
echo DONE...
pause
echo ************************************************
echo * :::===== :::==== :::==== :::===== ::: === *
echo * ::: ::: === ::: === ::: ::: === *
echo * === ======= ======== === ====== *
echo * === === === === === === === === *
echo * ======= === === === === ======= === === *
echo ************************************************
echo ************************************************
echo * Ripped By:Your name *
echo ************************************************
echo.
echo.

Acho que o script está certo (o autor noob não tem certeza se esse funciona, mas o que eu passei antes tá certinho)

Agora o registro. Cada jogo que é instalado no seu PC cria linhas de registro. Nosso rip também fará isso.
Para o registro, você pode usar uma espécie de monitor de registro. Você pode usar o Regmon (funciona bem) ou outro de sua preferência. Link do Regmon: http://lix.in/c12044
Você deverá rastrear toda ação escrita no registro quando você instala o jogo do CD, ou de qualquer outro lugar que estiver instalando.
Após isso, você precisará escrever um arquivo de registro (.reg) e executá-lo como abaixo, em uma arquivo batch (.bat):
regedit yourregfile.reg >nul
del yourregfile.reg
Um arquivo de registro é necessário, porque as vezes o jogo não se iniciará sem os valores apropriados escritos no registro.

Dicas
E para aqueles "MP3 Packer"? As vezes o jogo tem vários arquivos wave (de som) instalados. Mas arquivos wave são grandes e facilmente comprimidos para arquivos .ogg ou outra extensão. Então o que isso realmente fará e comprimir/descomprimir arquivos de áudio.
Portanto, qualquer programa que trabalhe com parâmetros do DOS pode ser usado para esse fim.

P: Há razão em criar um jogo comprimido no UHARC mesmo eu não tirando as músicas e os vídeos?
R: Depende. Se você está comprimindo para si mesmo, talvez não. UHARC leva tempo para trabalhar (é uma engine de compressão de alta qualidade e leva bastante tempo para comprimir algo), se você está fazendo para si mesmo ou para um amigo, simplesmente copie o jogo, gravando-o em um CD ou DVD.
Se você estiver fazendo para upar em um fórum, por exemplo, talvez novamente - mas o problema é diferente agora.
Se a mídia do jogo (vídeos e sons) for bem comprimida e um jogo de 1,8 Gigas com áudio/vídeos passa para um tamanho de 800 Megas, aí valerá a pena para quem for baixar.
Se ficar por volta de 1,6 Gigas, muitas pessoas não terão o trabalho de baixá-lo (prefirirão um rip autêntico, sem sons e vídeos), e correr o risco de encontrar um erro crc, arquivo corrupto ou simplesmente um lixo de um jogo.
Lembre-se Também que alguns jogos tem no seu código algum comando para executar OBRIGATORIAMENTE alguns arquivos de música/vídeo e vão dar erro se esses arquivos forem deletados para se fazer o rip (você precisará, as vezes, fazer algum código extra para acabar com isso. Muitas vezes somente substitua o vídeo exigido pelo jogo por um menor (ou um vídeo em branco de 1 segundo) e funcionará. Muitas vezes, não sempre).
E se você realmente quer entrar no mundo de ripar jogos, há (em algum lugar, não sei como usá-lo) programas que ripam áudio, convertem-no para .ogg ou .mp3, depois é só substituí-los pelos arquivos de áudio originais (backup é sempre importante), que são bem maiores.


O UHARC levou 30 minutos para comprimir 400 MB, deixando um arquivo final de 45 Mb, em um Athlon X2 4800+.

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